quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Escolas do Salobrinho funcionam em casas improvisadas e sem condições de trabalho

Como não tem construído escolas nos últimos anos, a Prefeitura de Ilhéus vem usando como alternativa a locação de casas improvisadas para funcionar como colégios, imóveis muitas vezes sem a menor condição de funcionamento e espaços inadequados para atuar como unidade de ensino. Um dos exemplos é no bairro do Salobrinho, onde a Prefeitura alugou casas para adaptar como escolas.

O Conselho Municipal do Fundeb visitou essas “escolas” do Salobrinho e registrou uma série de irregularidades que comprometem o funcionamento das unidades. Numa das casas as salas são apertadas e professores e alunos são obrigados a ficar exprimidos, sem a mínima condição do desenvolvimento do trabalho e da aprendizagem. Os professores não têm nem mesmo mesas para colocar seus materiais de trabalho.

O mais grave, no entanto é que o espaço teria passado por reformas recentemente, mas apresenta uma série de problemas em sua estrutura. Em algumas pias não foram trocadas as instalações hidráulicas e a água é despejada no chão. Os banheiros também não possuem adaptações para deficientes e as instalações permanecem antigas, mesmo depois das reformas.

Tem ainda a questão de segurança dos alunos. No quintal da escola estão sendo amontoados restos de construção e eletrodomésticos quebrados, oferecendo riscos para as crianças. Tudo isso sem contar que ao lado da escola existe uma passagem estreita que dá acesso ao colégio e nesse espaço, segundo os trabalhadores, é comum ver crianças passando pelo local.

Esses são apenas alguns dos muitos problemas verificados pelos membros do Fundeb na visita à escola improvisada do Salobrinho. Confira as fotos.





quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Reformado recentemente, IME-Centro está em situação precária

O Conselho Municipal do Fundeb vem realizando uma série de visitas às unidades escolares de Ilhéus e verificado a situação precária dos colégios, mesmo nos prédios onde supostamente teriam sido reformados recentemente.

Um dos exemplos é no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro) que passou por reformas há pouco tempo, mas que apresenta uma série de problemas nas salas onde teriam sido “reformadas”.

Anunciada pelo governo municipal como uma das grandes melhorias no IME, a climatização das salas não ocorreu de fato. De acordo com os alunos, os aparelhos de ar condicionado foram instalados, mas não foi feita uma revisão na instalação elétrica. Com isso, quando ligam os aparelhos há uma queda de energia em todo o quarteirão da escola.

O auditório do IME também dá sinais de que não foi reformado. O local acabou virando o depósito de cadeiras quebradas e de materiais. As paredes estão danificadas, o reboco caindo e parte do teto desabando.

Ainda no IME há situações chocantes e que atentam contra a saúde e a segurança dos alunos. É o caso do esgoto que está estourado e escorre ao lado da cantina, transformando o espaço em um lamaçal.

Em outros locais da escola há problemas nas instalações elétricas e hidráulicas que supostamente teriam sido trocadas, mas quando se observa de fato foram mantidos os mesmo materiais, quebrados e desgastados com a ação do tempo. Há ainda salas no andar superior sem proteção de grades, oferecendo riscos para os alunos.

Outro ponto que chama a atenção é a questão do forro da escola que está desabando. O telhado não foi reformado e nem trocado o madeiramento que dá sustentação ao forro. Com isso o forro foi colocado em madeiras apodrecidas, tomadas por cupins e agora o revestimento em PVC está desabando.

Esses são apenas alguns dos muitos problemas verificados pelos membros do Fundeb na visita ao recém reformado IME-Centro. Confira as fotos.









quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Fundeb confirma situação precária das escolas que acabaram de ser reformadas



Em visita às escolas da rede municipal de Ilhéus, o Conselho do Fundeb verificou que algumas unidades estão em situação precária, mesmo tendo passado por reformas gerais recentemente. Um dos exemplos é em Sambaituba, onde as duas escoas municipais que foram reformadas estão com sérios problemas de estrutura e segurança.

Confira as imagens das escolas de Sambaituba que acabaram de ser reformadas: 






quinta-feira, 30 de julho de 2015

Fundeb apresenta relatório aos representantes do Governo Municipal

O Conselho Municipal do Fundeb de Ilhéus se reuniu na manhã desta quarta-feira com representantes do governo municipal para fazer os esclarecimentos sobre o relatório emitido pelo CACS/Fundeb. Na oportunidade foi apresentado o relatório e tirada as dúvidas dos membros do governo.

Participaram da reunião ordinária do Conselho do Fundeb o secretário de Relações Institucionais, Frederico Vesper, o secretário de Planejamento, Joaquim Bastos, e representantes da Secretaria de Educação.

Ainda durante a reunião foi feita a entrega de todo o estudo feito da folha de pagamento.




segunda-feira, 11 de maio de 2015

CACS/FUNDEB REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA


O Conselho Municipal do Fundeb em Ilhéus realizou na última quarta-feira reunião ordinária para discutir sobre a análise contas. Na reunião foram observadas as contas referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado.