O CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB PARTICIPOU, ATRAVÉS DO SEU PRESIDENTE OSMAN NOGUERIA JUNIOR DA SESSÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA(30/09/2011), NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS, COM O TEMA "O LEGADO INDÍGENA NA CULTURA ILHEENSE.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
FUNDEB PARTICIPA DA SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS PARA DISCUTIR O DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA
O CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB PARTICIPOU, ATRAVÉS DO SEU PRESIDENTE OSMAN NOGUERIA JUNIOR DA SESSÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA(30/09/2011), NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS, COM O TEMA "O LEGADO INDÍGENA NA CULTURA ILHEENSE.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
CONSELHEIRA DO FUNDEB E DIRETORA DA APPI PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
ACONTECEU EM ITABUNA NOS DIAS 28 E 29/09/2011, NO AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DE ITABUNA(ICEI), A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES. A PROFESSORA ENILDA PALESTROU NA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES, ABORDANDO O TEMA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
LANCHA ESCOLAR PARA ATENDER OS ALUNOS DE ÁREAS RIBEIRINHAS
DEPOIS DE VÁRIAS DISCUSSÕES DO CONSELHO DO FUNDEB, COMUNIDADE DA LAGOA ENCANTADA E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COM RELAÇÃO A SEGURANÇA, ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS E PAGAMENTO DE PROCESSOS RELACIONADOS COM TRANSPORTE FLUVIAL DOS ALUNOS DA LAGOA ENCANTADA E ENTORNO.
A SEDUC ADQUIRIU JUNTO AO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR (FNDE), NO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA, UMA LANCHA COM INTUITO DE ATENDER AOS QUE RESIDEM NA REGIÃO DAS ILHAS CUTIATÃ, ILHA DA PONTA GROSSA, ILHA DE PEDRA MOLE E FAZENDA PARAFUSO(REGIÃO RIBEIRINHA) MATRICULADOS NA ESCOLA NUCLEADA DE CASTELO NOVO, NOS TURNOS MATUTINO E VESPETINO NA VILA DE AREIA. OS ALUNOS DA ESCOLA, AGORA SERÃO CONDUZIDOS POR UMA EMBARCAÇÃO QUE POSSUI TODAS AS NORMAS DE SEGURANÇAS EXIGIDAS E QUE ATENDEM À RESOLUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR(PNATE).
A LANCHA ESTÁ AGUARDANDO LIBERAÇÃO POR PARTE DA MARINHA DO BRASIL PARA INICIAR O FUNCIONAMENTO.
INFORMAÇÕES SOBRE A LANCHA:
A LANCHA ADQUIRIDA TEM COMPRIMENTO TOTAL DE 7,30 M/23 PÉS, BOCA MOLDADA: 2,20 M, PONTAL: 0,95 M, DESLOCAMENTO LEVE: 1,20 T, DESLOCAMENTO TOTAL: 2,60 T, CALADO CARREGADO MÁXIMO: 0,35 M, VELOCIDADE: 23 MPH/20 NÓS E SUPORTA ATÉ 22 PESSOAS, SENDO 20 PASSAGEIROS E 2 TRIPULANTES. A EMBARCAÇÃO É DO TIPO SEMI CHATA, SOLDADA DE ALTA PERFORMANCE, CONSTRUÍDA EM DURA-LUMÍNIO NAVAL LIGA 5052 H 34, FUNDO COM COM 4,0 MM, ESTRUTURA REFORÇADA E ESPELHO DE POPA REFORÇADA COM CHAPA DE 5,0 MM DE ESPESSURA, PARA MOTOR DE POPA 90 HP.
REUNIÕES PARA DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO 2012
ACONTECEU NOS DIAS 26 E 27/09/2011, NA SEDE DO FUNDEB/CAE, SITUADO NA AVENIDA LINDOLFO COLLOR, Nº 909, MALHADO, ILHÉUS - BAHIA, REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB PARA DISCUTIR ORÇAMENTO 2012. VÁRIOS ASPECTOS DO ORÇAMENTO FORAM DISCUTIDOS, TAÍS COMO: INVESTIMENTOS EM CONSTRUÇÃO DE CRECHE-ESCOLA E QUADRA POLIESPORTIVA, AQUISIÇÃO DE ÔNIBUS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AÇÃO DA SECRETARIA, PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, VENCIMENTOS E VANTAGENS , GESTÃO DOS CONSELHOS DO FUNDEB(CACS/FUNDEB), CAE(CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR) E CME(CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO), CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, RECUPERAÇÃO DAS UNIDADES ESCOLARES, PROGRAMA NACIONAL DE TRANSPORTE ESCOLAR(PNATE) ALÉM DE OUTROS PONTOS DO ORÇAMENTO. DEPOIS DE TER OUVIDO OS MEMBROS DO EXECUTIVO MUNICIPAL O CONSELHO DO FUNDEB SUGERIU QUE FOSSE INCORPORADO AO ORÇAMENTO/2012 O REAJUSTE PREVISTO PARA O PISO NACIONAL, QUE NÃO ESTAVA PREVISTO , TAMBÉM QUE FOSSE REDIRECIONADO RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, RECUPERAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES E POR FIM FOSSE REALOCADA VERBAS PARA O FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS DO FUNDEB E CAE.
O SETOR DE ORÇAMENTO VAI FAZER AS ALTERAÇÕES E REENCAMINHAR AOS MEMBROS DO CONSELHO.
A PARTICIPAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NAS DISCUSSÕES DO ORÇAMENTO É IMPORTANTE PARA GARANTIR INVESTIMENTO E MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
CONSELHO SE REUNIRÁ PARA DISCUTIR ORÇAMENTO/2012
terça-feira, 20 de setembro de 2011
IFBA 2012: ÚLTIMOS DIAS PARA E INSCREVER
No dia 23 de setembro (sexta-feira, 23) encerra o prazo para inscrição no processo seletivo 2012 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, campus de Ilhéus. A unidade oferece os cursos de técnico de informática, segurança do trabalho e de edificações.
Os cursos se enquadram na modalidade subsequente, que exige ensino médio completo, e prepara o aluno para o mercado de trabalho.
As inscrições podem ser feitas no site do Instituto. Os candidatos podem solicitar isenção parcial da taxa, também pela página do IFBA.
As provas devem ocorrer no dia 27 de novembro, contendo questões de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, história, geografia, física, química e biologia, além da redação.
ESTUDANTES SEM VALE TRANSPORTE
Estudantes do ensino médio e fundamental de Ilhéus estão sem frequentar as aulas por causa de falhas na Secretaria de Educação e na Diretoria Regional de Educação (Direc 6).
Vários alunos de bairros distantes do centro, como Salobrinho, Vila Cachoeira e da zona rural, que não contam com o transporte oferecido pelo município, recebem, mensalmente, um quantia para custear as passagens, mas neste mês o vale-transporte ainda não foi pago.
Os estudantes dizem que já procuraram a Direc e a secretaria de educação, mas o jogo de empurra prevalece e eles seguem sem poder frequentar as aulas.
AUTOR: ANDRÉ SANSIL
20/09/2011
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
PROJETO DE ESCOLA DO CAMPO REVELA A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
PREFEITURÁVEL, HADDAD AMPLIA META PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES
Desde a campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff fixou a meta de construir 6.000 creches --agora o governo passará a trabalhar com o patamar de 6.427 unidades para crianças. Dessas, 1.484 já estão em construção.
O ministro Fernando Haddad (Educação), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, fez o anúncio ao lado da presidente. Haddad aproveitou o evento para cunhar o termo "super creche" para falar do programa.
O ministro detalhou quantas creches cada Estado terá direito. São Paulo, por exemplo, terá direito a 746 unidades, das quais 214 já estão contratadas.
"Nós estamos ampliando a meta de convênios porque nós sabemos que nem sempre a marcha das obras acompanha o desejo do poder público de ampliar o atendimento", afirmou Haddad.
O plano faz parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem o objetivo de atingir as metas do Plano Nacional de Educação, que determina o atendimento de ao menos 50% das crianças em creches até 2020. Hoje, cerca 20% tem atendimento.
PREFEITURÁVEL
O ministro negou que tenha aumentado a agenda ao lado da presidente Dilma Rousseff --ontem, ambos participaram de um seminário sobre educação. "Minha agenda com a presidente, desde o começo do ano, tem sido de duas reuniões semanais."
Questionado se educadores podem ocupar a Prefeitura de São Paulo, Haddad respondeu sorrindo: "Eu espero que os educadores ocupem cada vez mais posições de relevo na vida política nacional, inclusive a prefeitura".
ANO LETIVO CHEGA A 1,2 MIL HORAS POR ANO EM ALGUNS PAÍSES, DIZ PESQUISADOR
Os especialistas que participaram do debate defenderam que é necessária a ampliação da jornada no Brasil. Mas os gestores das redes de ensino lembraram que há dificuldades para cumprir a tarefa, inclusive físicas. Em muitas escolas, há oferta de dois turnos diários – matutino e vespertino –, o que dificulta a ampliação do tempo de permanência do aluno “A ampliação passa por resoluções de problemas que não são simples, como a merenda, o transporte escolar, o espaço físico, a questão de mais recursos humanos qualificados e também financeiros. A escola hoje tem novas demandas, mas está com o mesmo tempo do passado. Ouço constantemente os professores reclamarem que falta tempo para cumprir os conteúdos”, disse a professora Yvelise Arco-Verde, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ex-secretária de Educação daquele estado.
O ex-prefeito de Apucarana (PR), Valter Pergorer, relatou a experiência do município. A cidade, segundo ele, conseguiu implantar educação em tempo integral para 100% da rede pública. A ampliação foi possível porque a prefeitura contou com a parceria de organizações da sociedade civil, como clubes, igrejas e grupos culturais, para que fossem oferecidas atividades aos alunos da rede no turno contrário ao das aulas.
“Não dá para ficar esperando tudo estar pronto para começar. É preciso começar do jeito que a gente está [com a infraestrutura disponível]”, assinalou Pergorer. “O prefeito tem que ter vontade política e combinar com o povo, nós fizemos um pacto pela educação com a comunidade. E o custo é relativo, é uma questão de prioridade. O buraco na rua incomoda, mas incomoda mais a perspectiva da criança virar um marginal lá na frente.”
FONTE:
Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil Em Brasília
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO FUNDEB
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO SOBRE INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA-COMUNIDADE
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
NOVAS REGRAS PARA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS REPASSADOS PELO FNDE
terça-feira, 6 de setembro de 2011
CONSELHO DO FUNDEB PARTICIPA DO PAR
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
CONSELHO DO FUNDEB PARTICIPA DA 6ª EDIÇÃO DO JORNAL ECO KIDS
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
VISITA A ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE
FOTOS-FUNDEB ILHÉUS
EM VISITA A ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE, SITUADO NA RUA ÁGUA PRETA, CONQUISTA, FICAMOS MUITOS TRISTES, PORQUE A CONSTRUÇÃO SE ENCONTRA PARADA OU ANDANDO EM MARCHA LENTÍSSIMA. POSTO ISTO, É PRECISO ELENCAR ALGUMAS PERGUNTAS PARA O GOVERNO RESPONDER.
ONDE ESTÁ A PLACA DE CONSTRUÇÃO? QUE MOSTRAVA O VALOR DA OBRA E A FONTE PAGADORA.
POR QUE A OBRA SE ENCONTRA PARADA, OU ANDANDO A PASSOS LENTÍSSIMOS, QUASE PARANDO?
APESAR DOS RECURSOS SANGRAREM OS RECURSOS DO FUNDEB, A OBRA NÃO ANDA.
POR QUE A OBRA NÃO ANDA E JÁ TEM ADITIVO?
ESPERAMOS QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL POSSA DAR RESPOSTA AO CONSELHO DO FUNDEB POIS JÁ FOI ENCAMINHADO OFÍCIO PROCURANDO OBTER RESPOSTA COERENTE AOS CONSELHEIROS, E OBSERVAMOS QUE TODOS OS MESES A EMPRESA RECEBE RECURSOS DO FUNDEB.
CONTINUAREMOS FISCALIZANDO E PROCURANDO REPOSTAS PARA ESTE GRAVE PROBLEMA QUE AFETA A COMUNIDADE DA CONQUISTA E A COMUNIDADE ESCOLAR.