segunda-feira, 30 de abril de 2012

AGRESSÃO EM TEMPO REAL



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O acesso fácil e quase sempre sem o controle dos pais transformou redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut em uma poderosa ferramenta sem filtro para as agressões e ameaças a professores. Cada vez mais conectados, crianças e adolescentes irritados com seus professores usam seus perfis na internet como principal plataforma para xingar e até ameaçar docentes. O cyberbullying, como é conhecido o fenômeno de humilhar e ridicularizar pessoas na grande rede, já é considerado uma forma de agressão que também preocupa educadores. Porém, por ser uma prática relativamente nova, especialistas explicam que ainda não há diagnósticos consistentes para avaliar o problema. Segundo eles, é ainda mais difícil coibir e punir os infratores no mundo virtual.
Professores afirmam que já foram vítimas ou conhecem pessoas que foram alvo de agressões na internet. O docente Hudson Paiva, de 33 anos, vê as redes sociais como um estímulo para as agressões físicas na escola. "O alcance é muito grande. Quando a agressão, a discriminação e a falta de respeito começam na rede, logo geram comentários e podem influenciar atitudes reais", avalia. As motivações para o cyberbullying são corriqueiras, a exemplo de muitas agressões físicas. Os alunos reclamam de notas baixas, aulas chatas, broncas recebidas em sala de aula.
Especialista em tecnologias da educação e professor da Universidade de Brasília (UnB), Gilberto Lacerda afirma que as redes sociais têm propiciado o aumento da violência contra educadores e alunos, o que seria um fenômeno mundial. "Associamos esse crescimento à facilidade de acesso e também porque, dessa forma, os agressores se sentem mais seguros e de certa forma anônimos", explica. O fenômeno é ainda mais sério na internet, já que as agressões se tornam mais e mais pesadas, à medida que ocorre um acúmulo de vozes por meio das comunidades e páginas criadas com agressões e até ameaças. "A internet é um palco amplo para manifestação e, por isso, ela amplia as possibilidades de ataques", avalia.
A solução, apontam educadores, é o diálogo entre escola, pais e alunos. Para o professor da UnB, o combate tem que ser feito com a ampla divulgação do assunto. "A ideia é que as escolas coloquem o tema em pauta para os alunos entenderem a complexidade dos atos. Mas sabemos que não tem como impedir", diz Lacerda. Já o coordenador de Educação da Unesco, Paolo Fontani, aposta em soluções preventivas. "Precisamos trabalhar mais profundamente as causas e os sintomas. Se o problema é discriminação, temos que entender o porquê", analisa. Para ele, o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação e a Secretaria de Direitos Humanos deveriam ter diretrizes que contemplassem elementos de tolerância e convivência escolar para evitar casos de bullying e cyberbullying. 
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
Postado por; Osman Nogueira Junior(Conselheiro)

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